sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BIOGRAFIA JOHN BONHAM

Bom galera, não tem como falar de ROCK, especificamente de BATERIA, sem citar o nome do monstro chamado JOHN BONHAM, o maior baterista que o mundo já pode presenciar.
John Henry Bonham ou "Bonzo", como era chamado pelos amigos, nasceu na mesma regiao que Robert Plant, em Bromwich Staffordshire, Inglaterra, em 31/05/1948. Parecia que Bonham estava destinado a ser o melhor baterista que o mundo viu desde o dia em que nasceu. Quando era muito pequeno costumava bater nos tacos da cozinha da sua mãe ate os quinze anos, quando ganhou sua primeira bateria. Quando ele deixou a escola, para ajudar seu pai em uma empresa de construção. Seus pais sempre o apoiaram, outra pessoa que apoiou suas ambições foi sua mulher, com quem ele tinha se casado com apenas 17 anos. E como Robert Plant, tinha integrado apenas inexpressivas bandas amadoras, até se tornar baterista de uma banda profissional chamada Crawling King Snakes. "Bonzo" e Plant se separaram indo tocar em bandas diferentes, até se encontrarem no Band of Joy.
Assim foi até 1968, mas Bonham somente foi ganhar dinheiro, quando se juntou com Tim Rose acompanhando-o por uma turnê. Quando Page viu-se em dificuldade para encontrar o baterista ideal e disponível para formar o futuro Led Zeppelin, Plant sugeriu seu nome e "Bonzo" encaixou-se como uma luva, tornou-se o baterista mais cultivado do rock, pelo expressivo vigor, e pelo empenho como atacava seu instrumento. Tornaram-se lendários seus longos solos quando entrou para o Led Zeppelin em 1968. Tocava clássicos como Moby Dick(Led Zeppelin II) e Bonzo Mountreux(CODA).
Ele tinha o título de Animal dos Couros, pela forma que atacava a bateria com as mãos nuas. Fazia um som destruidor. Na opinião de muitos foi o melhor baterista do mundo até sua morte em 1980.
Bonham foi vítima de um coma alcóolico, às vesperas de uma nova excursão aos EUA, determinou o fim da carreira da banda, pois de várias maneiras, no som e na imagem do Led Zeppelin, John Bonham era mesmo insubstituível.
O filho de "Bonzo", Jason Bonham, seguiu os passos do pai, tocando bateria inclusive com os ex-membros do Led Zeppelin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário